Skip to content

Manutenção Preventiva de Máquinas: qual sua importância?

Mesmo com a melhor qualidade do mercado, as máquinas podem se desgastar com o tempo e o uso, prejudicando a qualidade do trabalho e a velocidade da linha de produção. Como forma de evitar esse problema existe a manutenção das máquinas. 

Conforme a NBR 5462/94, há três principais tipos de manutenção: a corretiva, a preditiva e a preventiva, em que a preventiva é fundamental para aumentar a vida útil de um equipamento. 

A Tracsul trouxe no artigo de hoje o que é de fato a manutenção preventiva e sua importância para o bom funcionamento dos maquinários. Boa leitura! 

O que é a Manutenção Preventiva?

A manutenção preventiva é uma estratégia de gestão de manutenção que envolve a realização de ações planejadas e programadas para evitar falhas, defeitos e problemas em equipamentos, máquinas, veículos ou sistemas antes que ocorram. Ela é feita periodicamente, com o objetivo de reduzir ou impedir falhas do instrumento.

Já a manutenção corretiva envolve a correção de falhas, defeitos ou problemas em equipamentos, máquinas, veículos ou sistemas após sua ocorrência. 

Diferentemente da manutenção preventiva, que busca evitar problemas por meio de ações programadas e planejadas, a manutenção corretiva é reativa, pois ocorre em resposta a uma falha ou mau funcionamento que já aconteceu.

Por ser utilizada para evitar falhas em máquinas depois de um tempo ou volume de uso, são agendados gatilhos para ativar a manutenção. Levando em consideração um carro, por exemplo, podemos dizer: 

  • Baseada no tempo: trocar o óleo a cada 6 meses.
  • Baseada no uso: trocar o óleo a cada 10.000 KM.
  • Mista: trocar o óleo a cada 6 meses ou 10.000 KM o que ocorrer primeiro.

Entretanto, esses gatilhos irão depender da máquina e do tipo de produção da sua empresa. Por isso, é preciso ficar atento às especificações dos equipamentos que seu negócio irá usar. 

As vantagens de realizar a manutenção preventiva

Por ajudar a manter os equipamentos em boas condições de funcionamento ao longo do tempo, a manutenção preventiva oferece uma série de vantagens para empresas de diferentes setores. Continue lendo e saiba quais são!

Prolongamento do tempo de vida das máquinas

Quando uma máquina está com defeito, ela começa a operar com problemas e desgastar mais. Uma peça defeituosa pode exigir mais esforço do componente que está ligado a ela, levando a uma danificação progressiva do aparelho.

Com a manutenção preventiva, a questão pode ser solucionada com rapidez, evitando que outras regiões do maquinário sejam afetadas. Com isso, o equipamento tem a durabilidade prolongada e o desempenho operacional melhora, o que é mais sustentável e lucrativo para a empresa. 

Maior eficiência e economia

Ao substituir peças desgastadas e realizar a manutenção regular para manter o equipamento em condições ideais de funcionamento, a manutenção preventiva ajuda a prolongar a vida útil dos ativos. Ou seja, eles são usados por mais tempo, adiando a necessidade de substituição, o que é uma economia substancial.

Como consequência, esses equipamentos podem operar a capacidade máxima por períodos mais longos, o que aumenta a produtividade geral. Isso é especialmente importante em ambientes de produção, onde o aumento da eficiência pode resultar em maior produção com os mesmos recursos.

Entendendo a Curva do Potencial de Falha 

Para entender a relação entre a Curva Potencial de Falha (PF) e a manutenção preventiva é preciso conhecer o que é essa curva de fato. 

Conhecida como Curva de Banheira, a Curva do Potencial de Falha é fundamental na análise de confiabilidade de equipamentos e sistemas. Essa curva representa graficamente a probabilidade de falha ao longo do tempo e é dividida em três fases distintas: 

  • Fase de Falha Inicial (Infant Mortality): No início da vida útil de um ativo, a probabilidade de falha é relativamente alta devido a defeitos de fabricação, desgaste prematuro ou problemas de instalação. 
  • Fase de Falha Aleatória (Random Failure): Após a fase inicial, a probabilidade de falha permanece relativamente constante ao longo do tempo. 
  • Fase de Falha por Desgaste (Wear-out Failure): Com o passar do tempo, o equipamento entra na fase de desgaste, onde a probabilidade de falha começa a aumentar gradualmente. 

Nesse sentido, a manutenção preventiva desempenha um papel crucial na gestão da confiabilidade e na otimização do comportamento da Curva do Potencial de Falha ao longo do ciclo de vida dos ativos. Ela visa manter os ativos em condições ideais de funcionamento e prolongar sua vida útil, contribuindo para uma operação mais confiável e eficiente.

A Tracsul

Em atividade desde de 2013, a Tracsul Equipamentos atua no ramo de locação de máquinas pesadas. Estamos em constante busca pelo desenvolvimento e procuramos aliados comerciais que estejam interessados no fortalecimento de sua marca e de seus produtos. 

Entre em contato com um dos nossos especialistas e faça um orçamento. E esperamos que você tenha gostado do artigo de hoje. Para mais conteúdos, não deixe de acessar o blog da Tracsul. Até mais!

Posts Recomendados