Skip to content

Usina de micropavimento: o que é e qual a melhor marca

A função de uma usina de micropavimento é distribuir e compactar camadas de asfalto sobre superfícies para pavimentar estradas, estacionamentos, calçadas e diferentes áreas. Nesse artigo, entenderemos mais sobre o que é essa máquina e qual o papel dela na construção civil. Boa leitura!

O que é micropavimento

Trata-se de uma película de emulsão asfáltica modificada por polímeros e misturada com agentes agregadores. O micropavimento — ou MRAF — é amplamente utilizado para realizar a manutenção de pavimentos asfálticos

Ainda, é utilizada a frio, ou seja, em temperatura ambiente. O micropavimento é produzido e aplicado na pista pela usina de micropavimento e, nesse caso, não há necessidade de compactação posterior. Esse procedimento tem um excelente custo benefício, pois tem um baixo consumo de energia e opera de forma rápida e precisa.

Quais as vantagens do micropavimento?

Pelos seus benefícios técnicos e baixo custo, o micropavimento poderia ser utilizado em grande escala — claro, em manutenções preventivas de pavimentos asfálticos. 

Uma das grandes vantagens do micropavimento na pavimentação urbana é a sua fina espessura — de no máximo 15 mm. Isso porque, por ter uma camada muito fina e sutil, consegue evitar problemas de desnivelamento com calçadas, sarjetas e bueiros.

Outra característica positiva desse material é o seu desempenho. Por ser bastante fluido, o material ainda consegue penetrar nas trincas do asfalto e preencher imperfeições. Isso ajuda a evitar a infiltração de água e o encharcamento das camadas inferiores.

Quando ele deve ser usado?

O micropavimento deve ser aplicado apenas na ocorrência de trincas e rachaduras asfálticas que ocorrem nas camadas superiores. Essas rachaduras podem surgir de pequenas deformações decorrentes de grandes mudanças de temperatura e o tráfego de veículos.

Desse modo, podemos perceber que todos esses são exemplos de problemas superficiais, cuja aplicação do micropavimento auxilia no processo de restauração das propriedades da superfície do pavimento.

Por isso, quando o problema estiver em camadas abaixo da superfície, a utilização do micropavimento não é recomendada, visto que não é um material com propriedades estruturais. Para ser eficaz, é fundamental que as camadas abaixo estejam em condições de promover o suporte estrutural adequado.

E uma usina de micropavimento?

A usina de micropavimento é um equipamento de pavimentação que proporciona um excelente custo benefício e garante um serviço realizado com eficiência e qualidade. Essa máquina oferece uma vazão em dosagens exatas, independente dos produtos aplicados na pista. 

Além disso, devido ao seu tamanho e robustez, permite maior armazenamento e capacidade de material para aplicação de micropavimento. Nesse sentido, a usina de micropavimento trabalha em maior velocidade e de maneira mais produtiva.

Quais as funções de uma Usina de Micropavimento?

O micropavimento asfáltico é aplicado pela usina de micropavimento, constituído de silos, fibras, tanques de emulsão, tanques de água e de aditivo líquido. Além disso, também conta com um misturador de eixo duplo e paletas e uma caixa distribuidora com eixos móveis para promover a constante homogeneidade da mistura asfáltica em seu estado fluido.

A usina de micropavimento faz a aplicação de um ligante asfáltico que, posteriormente, é coberto por agregados e compactado. Estas técnicas agregam uma proteção impermeabilizante que protege a camada superficial do asfalto. Também aumentam a fricção superficial, melhorando a resistência à derrapagem e preenchem pequenas trincas existentes. 

As Usinas de Micropavimento Romanelli

Você conhece as usinas de micropavimento Romanelli?

Essa linha oferece o que há de mais inovador em termos de aplicação de micropavimento com praticidade de operação, proporcionando a sua obra o melhor custo benefício do mercado, com muita eficiência, tecnologia e qualidade. As usinas Romanelli são desenvolvidas para serem de fácil manuseio e aplicação, com diversos acessórios e equipamentos eletrônicos para facilitar a operação. 

Bom, esperamos que você tenha entendido tudo sobre as usinas de micropavimento e que esse conteúdo tenha sanado todas as suas dúvidas sobre o tema. Para mais informações, acesse o blog da Tracsul e fique por dentro de tudo aquilo que envolve o processo de construção civil. Até a próxima!

Posts Recomendados