Quais são os tipos de máquinas pesadas mais usadas em obras

A presença de máquinas pesadas em obras é praticamente indispensável nos dias atuais. Afinal, elas potencializam os resultados da empreitada, otimizando tempo e recursos. Além de oferecer mais segurança aos profissionais, que não precisam se expor a diversas atividades de risco. 

Porém, você sabe quais são os maquinários que estão presentes na maioria das obras? A Tracsul te conta. Confira agora as 5 máquinas mais utilizados na construção civil:

O que são Máquinas Pesadas?

As máquinas pesadas são os maquinários utilizados em grandes operações. Dessa forma, eles podem ser tanto equipamentos empregados na construção civil, quanto aqueles aplicados na produção agrícola.

descrição: na foto observamos um homem em uma obra, ele está vestindo equipamento de segurança e se encontra ao lado de uma pá de algum maquinário que não é possível ver na imagem
As máquinas pesadas são essenciais para o bom andamento da obra

Em geral, elas servem para facilitar as obras, realizando atividades que seriam muito desgastantes se feitas manualmente.

Existem diversos tipos de máquinas pesadas, cada qual com a sua função específica. Porém, alguns modelos marcam presença na maioria das obras. Saiba em seguida quais são elas:

Retroescavadeira

A retroescavadeira é uma máquina extremamente versátil, o que explica ela ser tão popular no segmento da construção civil. 

Além de escavar o terreno e abrir valas com a sua pá, ela também faz a coleta dos materiais removidos utilizando sua caçamba. Tudo isso de forma rápida e gastando pouco combustível, o que realça o excelente custo benefício deste equipamento.

Outra vantagem da retroescavadeira é sua capacidade de receber diversos acessórios e ampliar suas funções. Isto aumenta suas possibilidades de uso e a torna ainda mais útil dentro das obras.

Rolo compactador

Outra máquina pesada muito utilizada em obras é o rolo compactador cuja função principal é nivelar o solo. Este equipamento faz isso compactando o terreno e comprimindo todos os resíduos que existem lá. Com isso, ele prepara o solo para a construção que virá em seguida.

Há modelos diferentes de rolos compactadores, entre eles os lisos, os acidentados e os que combinam ambas essas características. Além disso, ele também varia de tamanho, pois existem máquinas pequenas, médias e grandes.

Motoniveladora

Outra máquina pesada que auxilia na preparação do solo são as motoniveladoras. Com ela, é possível trabalhar a superfície do terreno e realizar a terraplenagem, ou seja, remover as sobras do solo.

descrição: na foto vemos um detalhe de algum maquinário pesado, a foto está bem foca na esteira no equipamento, não sendo possível vê-lo como um todo
Cada equipamento utilizado na construção civil tem características próprias

A diferença entre ela e o rolo compressor é que este equipamento permite a criação de terrenos inclinados ou transversais, uma vez que ela não está compactando o terreno, mas sim o nivelando. 

Pá Carregadeira

Já a Pá Carregadeira é uma máquina utilizada para remover detritos do terreno, possibilitando a sua limpeza. Além disso, ela ainda ajuda a escavar, demolir e realizar a terraplenagem.

Em razão da sua multifuncionalidade, adquirir este equipamento traz bons retornos ao investidor. Por isso, é muito comum encontrar pás carregadeiras em quase todos os canteiros de obras.

Trator

Por fim, não há como negar que o trator é praticamente um símbolo da construção civil em todo o país. Afinal, esta máquina pesada apresenta múltiplas funções, como por exemplo:

  • Nivelamento e preparação do solo, visto que ele compacta o solo utilizando o movimento de tração;
  • Terraplenagem, uma vez que o trator remove boa parte da terra do solo;
  • Desbravamento no terreno e abertura de valas;
  • Limpeza do solo e remoção de detritos. 

Com isso, é possível entender o porquê do trator ser indispensável no canteiro de obras. 

Gostou de saber mais sobre o uso de máquinas pesadas em obras? Então acesse o blog da Tracsul e confira mais informações sobre o tema.

Até mais!

Recomendado Posts

Nenhum comentário ainda, adicionar a sua voz abaixo!


Adicionar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.